Chegou o momento de realizar a cerimônia mais importante da sua vida. E agora o que fazer? Se essa pergunta passou pela sua cabeça, olha, você está lugar certo.
A primeira coisa a se pensar: qual é o estilo de casamento que mais combina com você? Essa escolha será um guia para todas as outras, desde o vestido de noiva até o convite.
São tantas opções que definir um tema, realmente, não é tarefa fácil. Mas nada melhor do que a amiga da noiva pra ajudar você nessa missão. Então, vamos lá? Eu preparei uma lista com os diversos estilos para o seu grande dia. Um deles com certeza vai encantar você.
Clássico
O primeiríssimo da lista é o casamento clássico. Sem dúvidas, o mais procurado de todos. A ideia aqui é seguir todo o ritual tradicional. Você vai até pedir para ser beliscada, porque tudo vai parecer um sonho.
A decoração é cheia de brilho e elegância. Cristais, pratarias e porcelanas dão um tom exuberante. Não é à toa que, quem é romântico, adora esse estilo.
Fonte: Freepik
Minimalista
Sabe aquela história do “menos é mais”? Pois é. Essa é a regra básica desse estilo. Mas não confunda o minimalismo com simplicidade pura, tá? Nesse tipo de casamento, o charme toma conta do ambiente, que deve ser clean sem perder a elegância. Para isso, basta utilizar elementos com design moderno ou rústico na decoração.
Tudo deve acontecer em ambientes claros e, de preferência, ao ar livre. Peças em metal e folhagens enriquecem o cenário. Já a noiva surge com um vestido de aparência bem natural. Isso permite caprichar nos acessórios como sapatos coloridos e buquês vibrantes. Tudo deve ser singelo para que os elementos em destaque ganhem ainda mais valor.
Fonte: Freepik
Rústico
Para pessoas que curtem um ritmo de vida mais leve, existe o casamento rústico. Ele se encaixa perfeitamente em ambientes cercados de muito verde. Na decoração, dá para usar a imaginação com pallets, caixotes, cestos de vime e móveis em madeira bruta. Ao olhar para cima, lindos detalhes: fitinhas, pequenas luzes e bandeirinhas. Tudo isso junto cria um clima muito intimista.
Mas, se preferir uma pegada chique, basta adicionar elementos sofisticados. Dica da amiga da noiva: capriche nas peças em prata, cristais e chandeliers. Os tons marrons da folhagem, madeira e cipó dão um charme especial. O resultado é incrível.
Fonte: Freepik
Vintage
Gente, os casamentos vintage estão super na moda. Nesse estilo, o charme e romantismo marcam presença em cada detalhe. Mas é preciso ter bom gosto na hora de escolher peças de antiquário. Itens como gramofones, malas de couro e máquinas de escrever dão um ar retrô à celebração.
Agora uma dica da amiga da noiva: use peças antigas da família na decoração. Isso deixa a festa ainda mais original. Pode utilizar trajes que remetam a outra década? Sim, mas sem exagero, por favor. Para finalizar, é só escolher uma playlist com sucessos do passado. Noivos e convidados vão se apaixonar por este momento!
Fonte: Freepik
Boho
Esse é uma mistura de vários estilos. No casamento boho, a regra é não ter regras. Dá para unir detalhes de diversos estilos como vintage, rústico e clássico. Tons pastéis com detalhes vibrantes, tapeçarias e fitas caem muito bem. O objetivo é um só: fugir do convencional. Combina perfeitamente com casais que curtem um estilo de vida mais alternativo. Gostou? Confira na foto abaixo.
Fonte: Freepik
Shabby Chic
Delicadeza e romantismo fazem um par perfeito, não é verdade? Pois essa é a essência do estilo shabby chic. O termo significa “chique gasto”. Uma referência aos itens sofisticados que são antigos, mas cheios de charme.
Na decoração, poltronas antigas, gaiolas com flores e mesas com adornos delicados. Tudo é feito para dar uma aparência lúdica e encantadora. Quer saber mais? Confira com seus próprios olhos.
Fonte: Freepik
Temático
Originalidade é tudo! Imagine casar em um cenário filme? Ou inspirado na música que marcou sua história? Pois, bem. No casamento temático, a personalização pode incluir até a roupa dos noivos. Entre os preferidos, estão os casamentos com temas de filmes. A lista é grande e inclui Star Wars, Harry Potter e Senhor dos Anéis. Tem gente até que veste a roupa dos personagens favoritos. É muito legal!
Fonte: Freepik
Praiano
Esse estilo é amor à primeira vista. Motivos não faltam para escolher o casamento na praia. A leveza do mar dá uma aparência paradisíaca à festa. O que combina perfeitamente com a decoração despojada e aconchegante.
A decoração fica show com móveis em madeira, placas e objetos artesanais. O tom rústico é complementado pelas frutas e flores na decoração. Agora, quer mais uma dica da amiga da noiva? Prefira o mês de fevereiro para esse tipo de celebração. É só olhar para o céu e você vai entender o por quê.
Fonte: Freepik
Industrial
Um dia alguém imaginou um casamento em um galpão vazio ou uma fábrica antiga. E não é que deu certo? Assim nasceu o estilo industrial. Na decoração, objetos de metal, luzes penduradas por fios e móveis com uma aparência desgastada.
Tudo isso dá um ar vintage à celebração. Mas o principal mesmo é a arquitetura do local. Teto alto, encanamento exposto, parede de tijolos… tudo conta. No final, você terá uma festa diferenciada e cheia de personalidade.
Fonte: freepik
Criativo
Agora é a vez do estilo de casamento mais exclusivo de todos. Só pelo nome, você imagina como é divertido esse tipo de festa. Em cada objeto, terá um pouquinho da criatividade dos noivos. Dá pra usar, por exemplo, porta-retratos com fotos da infância, livros e brinquedos antigos. Ou até mesmo artesanatos delicados e objetos reciclados de latas e garrafas. A customização deixa tudo muito original, mas aqui vai uma dica da amiga da noiva: nada de exageros, hein? Do lindo para o brega há uma linha muito tênue. Vamos ficar atentas!
Fonte: Freepik