Foi na Grécia Antiga que se iniciou a cultura da noiva carregar um buquê em sua cerimônia de casamento. Naquela época, ele era composto de folhas de alho e ervas que, segundo os antigos, atrairiam boas energias, além de afastar o mal e a inveja.
Na Idade Média, as noivas iam a pé para seus casamentos, recebendo flores, ervas e ramos, que, ao final da caminhada, formavam um buquê. Acreditava-se que esses recebidos atrairiam felicidade e sorte ao casamento. Mais tarde, na Europa, o buquê tomou uma nova roupagem, mais moderna e sofisticada, com flores cada vez mais exóticas e lindas.
Românticos, exóticos, delicados, modernos ou clássicos, hoje existe uma diversidade de opções, para todos os gostos e estilos. Vamos falar apenas de alguns tipos, para, quem sabe, começar a eliminar a dúvida de que buquê usar em seu grande dia, querida noiva. Vejamos:
Buquê Braçado: Apresenta, em sua forma, um maço longo de flores e caule. Ele é carregado apoiado ao braço, por isso o nome, e parece um ramalhete. Tem por caraterística ser sofisticado e moderno. Um ponto negativo é o fato dele diminuir a silhueta da noiva, então, baixinhas, nada de optar por esta opção!
Fonte: Freepik
Buquê Arredondado: Este é super romântico e combina com vários modelos de vestidos e noivas de uma diversidade de estaturas. Ele é considerado o clássico dos clássicos. Como o nome já diz, as flores são dispostas de forma redonda, organizado de forma alinhada.
Fonte: www.fazendominhafestadecasamento.com.br
Buquê Cascata: Este é o modelo ideal para noivas altas, pois possui um formato de cascata, descendo pela silhueta. Pode ser usado por noivas que optaram por vestidos lisos e de corte reto. É um clássico, utilizado muito em casamentos noturnos. Esse tipo de buquê combina bastante com vestidos mais fechados, com mangas e com modelagem fluida.
Fonte: Freepik
Buquê Assimétrico e/ou Descontruídos: É um formato original e bastante ousado, ideal para cerimônias menos formais e perfeito para a noiva que não tem medo do diferente. Pode ser usado por pessoas de diversas estaturas e estilos. Esse tipo de buquê se mostra como uma combinação perfeita para vestidos rendados, leves e fluidos. Ele é composto por um misto de flores e não apresenta um formato específico. Para um casamento no campo ou vintage, a presença de sementes e flores silvestres dão um charme incrível.
Fonte: Freepik
Buquê Esfera: O modelo de esfera, como o nome já indica, é arredondado, porém, suspenso por uma fita. Ele é muito utilizado por daminhas, mas muitas noivas também se rendem a ele. É bastante versátil e pode ser utilizado até na decoração do casamento.
Fonte: Freepik
Buquê Ramalhete: Esse tipo de buquê é pequeno e super delicado. Ele é indicado para festas ao ar livre e também pode ser usado por qualquer tipo de noiva. É ideal a composição de duas cores de flores e algumas ervas, assim, o buquê ficará bem dentro de sua proposta, que é ser boêmio, campestre e /ou vintage. Esta é uma boa opção para noivas baixinhas.
Pode confessar, nunca pensou que existiriam tanto tipos de buquês, não é verdade?
Ah, não deixe de observar que cada flor que compõe o buquê tem um significado, mas isso é assunto para um novo artigo.
Veja mais alguns exemplos e inspire-se!