“O amor tem razões que a própria razão desconhece…” , e abrimos o mês de junho parafraseando Pascal numa citação super repetido e usada pelos apaixonados.
Mês de Junho é assim… Muitas flores, amor, friozinho, forró e corações por todos os lados!!!
É o inverno chegando e aproximando os apaixonados!! E você noivinha que está casando neste ano, será seu último dia dos namorados solteira? Ou depois do casamento a nomenclatura namorados será eterna? Em tempos de rede sociais, encontrar o seu grande amor nesta correria é como ter a sorte grande ou apelar por todos os santos. E por falar neles, Santo Antônio, São Valentim e o Cupido devem estar a todo vapor com instagram e tudo, brincadeiras a partes e vamos saber um pouquinho sobre eles que batem o martelo antes de qualquer casamento.
São Valentim foi um sacerdote do Império Romano, conhecido como Protetor dos Noivos, por acreditar muito no casamento, realizou uma série de cerimônias matrimoniais escondidas para que os casais pudessem viver na plenitude da união cristã. Tão forte é a devoção a São Valentim nesses países de língua inglesa que, na verdade, o Dia dos Namorados se chama Valentine’s Day (Dia de São Valentim). No Brasil é comemorada no dia 12 de junho, diferente do dia realmente comemorado segundo tradições de outros países, que é no dia 14 de fevereiro, e que já está ganhando adeptos aos corações dos brasileiros.
Santo Antônio passou um período da sua vida em Lisboa e lá ajudou a concretização de muitos casamentos felizes e orientou muitos homens e mulheres para encontrarem o cônjuge que iriam amar até o fim da vida. O Santo Casamenteiro, como é muito chamado por aqui, é muito popular por seus milagres. A data 13 de junho, é comemorada no Brasil e as solteiras devotas participam das novenas e trezenas do santo fazendo pedidos para encontrar o grande o amor. Algumas noivas casam em igrejas que levam o nome do santo, trocam o tradicional buquê pela imagem para agradecer pela graça.
Em Salvador, segundo informações turísticas há 03 igrejas lindas devotadas ao santo: Igreja de Santo Antônio que fica num bairro antigo conhecido como Santo Antônio Além do Carmo; Igreja Santo Antônio da Barra que fica no bairro da Barra e por ficar num lugar alto, tem uma linda vista privilegiada; e Igreja Santo Antônio da Mouraria que fica no bairro de Nazaré. As noivas da Peixinho Amiga da Noiva, que são devotas a este Santo podem realizar o sonho de casar em algumas delas.
Em junho há outros santos que compõe os ritos juninos, como São João e São Pedro que tem outros objetivos de comemorar de forma festiva segundo a tradição católica. O santo João comemora o seu nascimento, é a tradição junina, tem muita comida, dança, música e queima de fogos; e o santo Pedro é comemorado o dia da sua morte, é o santo dos pescadores, conhecido como o protetor das viúvas pelo simples fato de que Jesus Cristo curou a sua sogra que estava enferma.
Enfim, com o mês dos namorados quem leva a fama de blogueirinho é o Cupido, ele é uma lenda dos deuses de Roma equivalente a Eros como na Grécia. Sua imagem de bom moço nesta época cercado de corações é uma das que mais circula pelo mundo virtual. Sua história inspiradora com a Deusa da Alma (Psiquê) é de se apaixonar e deixar os sentimentos aflorados. Vamos aproveitar e manter os corações e olhos bem abertos, porque o amor da sua vida pode está bem ao seu lado.