Não é só roupa que entra e sai de moda: costumes, hábitos, estilos e até uma das tradições mais antigas da humanidade sempre mudam com o passar do tempo. Tenho certeza que as fotos do casamento da sua mãe revelam uma cerimônia diferente da mostrada na celebração da sua avó e provavelmente se difere ainda mais do último evento que você foi. Não podemos esquecer que cada casamento é especial a sua maneira e que aquele dia especial pode (e deve!) ser personalizado de acordo com os pombinhos, mas selecionei sete hábitos que tem caído em desuso em 2019.
1 – Atraso da noiva
Em algum momento da história, alguém disse que as noivas deveriam atrasar e deixar os convidados esperando. Algumas noivinhas só chegavam a igreja depois de duas horas do início previsto da celebração! Com a vida corrida que levamos hoje, ninguém quer ficar sentado esperando por tanto tempo, enquanto o cabelo desmancha e a maquiagem derrete. Claro que atrasos acontecem e são muito comuns em qualquer grande evento, mas deixar os convidados esperando de propósito é certamente uma gafe. É fundamental combinar tudo com a assessora antes do casamento, para que a sua cerimônia seja linda e pontual.
2 – Uso de luvas
Se voltarmos cerca de dez anos no tempo, todos os casamentos teriam luva: para a noiva, para a noivinha, para as daminhas, para as floristas… já atualmente, se a noiva quiser usar luva ela provavelmente terá certa dificuldade em achar o acessório. As luvas foram caindo em desuso, sendo substituídas, por exemplo, por vestidos de manga longa ou até mesmo uma pulseira especial. Por outro lado, se o seu casamento tem inspiração vintage ou você gosta muito de luvas, não se acanhe: a cerimônia deve ser feita de modo que você se ache linda e se sinta bem.
3 – Ombreiras e manga bufante
Quando Diana Spencer, a icônica Lady Di, entrou para a família real nos anos 80, seu vestido de casamento era uma volumosa peça de tafetá, com ombreiras, manga bufante, babados, véu e grinalda. Já na cerimônia de Kate Midletton, em 2011, a esposa do príncipe Harry utilizou um modelo bem mais simples, com renda, mangas longas e um visual bastante romântico. No último casamento real, no final de 2018, Megan Markle optou por um modelo ainda mais simples e totalmente minimalista. A não ser que seu sonho seja ressignificar o vestido usado por sua vó, trazendo o amor dela para sua cerimônia, talvez esse seja o momento de repensar o uso daquele vestido cheio de detalhes.
4 – Bolos gigantes
O bolo de casamento é um dos ícones mais esperados do matrimônio. Porém, algumas noivinhas mais modernas têm optado em diminuir aquele doce gigantesco com cerca de 10 camadas por um bolo menor, ou até retirar a iguaria e substituir por uma mesa de guloseimas. A prática de usar bolos gigantes ainda é forte em alguma cidades, mas em Salvador tem-se utilizado até 6 andares, em conformidade com o espaço onde será a festa – lugares com pé direito baixo podem não acomodar bolos grandes e criarem um empecilho para a decoração.
5 – Adereços de festa
Formatura, casamento, aniversário, bodas… durante um tempo foi item obrigatório de qualquer festa aquelas plumas espalhafatosas, óculos gigantes, plaquinhas com dizeres e pulseiras neon. Talvez por terem sido muito usadas, os noivos de hoje em dia enjoaram da prática e têm optado cada vez menos por usar esses adereços de festa. A pista de dança ultimamente tem recebido danças coreografadas, mesas de drinks divertidos, cabine de fotos, e outros apetrechos divertidos. Apesar disso, se você faz parte de um casal festeiro que não abre mão das plaquinhas, lembre-se que seu casamento deve ser do seu do seu jeito.
6 – Presente no dia do casamento
Às vezes alguns convidados esquecem de entregar o presente dos noivos e resolvem levar para o dia da celebração. Claro que nenhum dos cônjuges vai negar o presente, mas a decoração da festa não é pensada para acomodar os mimos de última hora. Para evitar esse desconforto, os noivos não devem esquecer de fazer a lista de presente, deixando claro o endereço para onde serão enviado os presentes e colocando como aviso no site ou rede social. E, se você é um convidado esquecido e está lendo esse texto, entregue sua lembrancinha durante os chás (chá de cozinha, de lingerie, etc) ou aproveite para visitar os pombinhos em casa e entregar seu presente apropriadamente.
7 – Cadeiras Forradas
Já foi super tendência de decoração usar as cadeiras forradas com tecidos e laços, mas a prática hoje é considerada demodê. Quando os casamentos são realizados em locais mais tradicionais, como museus, têm sido comum não forrar nem sequer a mesa. A intenção é mostrar a beleza das mesas e cadeiras, trazendo esse ar mais rústico e chique ao ambiente. Considere discutir esse ponto com o responsável pela decoração do seu ambiente para que sua cerimônia fique linda.
Esses foram as sete coisas que tem estado fora de moda em casamento nos últimos tempos. Claro, a moda muda o tempo todo e é possível que em breve as noivas voltem a usar luvas, por exemplo. O importante é que o casamento seja a cara dos noivinhos e do jeito que eles sonharam.
Lembrou de algum outro ponto que está em desuso ou discorda de algum tópico? Comenta aqui embaixo, vou adorar saber sua opinião!